E COMEÇA O MÊS DA BICICLETA2014

O mês da bicicleta começa com o tradicional desafio intermodal, inicialmente pensado pelos jovens cicloativistas locais, hoje ele ;e organizado pelas principais instituções de pesquisa da cidade.

VIII Desafio Intermodal de Curitiba acontece no final de agosto, abrindo o mês da Bicicleta: O festival “Arte, Bicicleta & Mobilidade”

Esse ano, os resultados relativos ao consumo de combustível e poluentes liberados pelos modais, devem ser liberados 20 minutos após a finalização do evento

 

No próximo dia 29 de agosto, às 18h, acontece em Curitiba o VIII Desafio Intermodalda cidade. Organizado pelo Programa Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o LACTEC e o Grupo PET do curso de Engenharia Civil da universidade, o evento visa avaliar qual o melhor transporte para se locomover na capital no “horário de rush”.

O Desafio consiste em um teste realizado simultaneamente entre vários modais. Às 18h todos devem sair juntos do ponto inicial, em frente ao prédio da administração do Setor de Tecnologia no Centro Politécnico da UFPR, e se dirigirem para a Praça Santos Andrade, mas não sem antes passar no ponto intermediário, o Escritório Verde da UTFPR. Cada modal pode fazer o caminho que achar mais interessante, desde que passe pelo ponto intermediário e respeite as leis de transito.

Novidades

Esse ano, além dos modais tradicionais já utilizados no evento em anos anteriores – como: carro, moto, ônibus, bicicleta, bicicleta elétrica, locomoção a pé e locomoção a pé com o auxílio de ônibus – também estarão participando da prova um carro elétrico e uma moto elétrica.

Um dos carros participantes do evento, também terá acoplado em seu escapamento um medidor de emissão de poluentes que poderá calcular a emissão exata do veículo, simultaneamente ao seu deslocamento durante a prova, exibindo os dados em um telão na praça Santos Andrade.

Resultados no dia do evento

Nos anos anteriores, os resultados relativos ao consumo de combustível e emissão de poluentes, só puderam ser divulgados após a confecção completa do Relatório doDesafio Intermodal. Entretanto, esse ano, foi desenvolvido um programa que realizará os cálculos simultaneamente ao desafio, permitindo a divulgação dos resultados 20 minutos após a chegada do último participante.

Entre as autoridades convidadas para o evento deste ano estão o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Ambos já sinalizaram que deverão participar do evento utilizando o modal bicicleta.

Dia: 29/08 (sexta-feira)

Hora: 18h (largada)

Ponto de Saída: Centro Politécnico da UFPR – no hall de entrada do prédio da administração do Setor de Tecnologia, próximo ao mastro da bandeira do Brasil.

Ponto Intermediário: Escritório Verde da UTFPR – Av. Silva Jardim, 807.

Ponto de Chegada: Praça Santos Andrade.

Em anexo um texto do Profº de Física da UTFR Nestor Saavreda, sobre o Desafio.

 

Atenção! Os meios de comunicação que desejarem fazer a cobertura do evento deverão estar no Ponto Inicial pelo menos 30 minutos antes da largada, já que essa não será postergada para captação de imagens, e nem mesmo para entrevistas. Todos esses materias deverão ser coletados antes da prova, ou após a sua finalização.

 

Contatos para a imprensa

Paula Bianchi – (41) 9685-2241

José Carlos Belotto – (41) 9926-4096

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s