Melhor Bicicletário da Cidade

Infelizmente, é muito comum a nós ciclistas termos muito do que reclamar sobre nossas dificuldades do dia-a-dia.

Estamos cansados de ouvir sobre novos binários que não contemplam compartilhamento adequado de espaço, estabelecimentos que proíbem parar bicicletas, entre outros.

Porém, é muito importante valorizarmos instituições que acreditam na bicicleta como meio de locomoção.

É o caso do ISAE – FGV, o qual tomou uma grande iniciativa ao construir um bicicletário completamente enquadrado nos padrões adequados propostos pela APBP (Association of Pedestrian and Bycicle Professionals ).

Ao contrário das tendências dos estabelecimentos brasileiros, a FGV buscou promover o uso da bicicleta como meio de transporte, acreditando no aumento do contingente. Não forçaram uma situação onde o ciclista é o “pobre coitado que não tem dinheiro pra pagar um carro” e o  motorista é o “cara importante em que o caráter é julgado pelo modelo que dirige”.

A FGV não concedeu nenhum benefício financeiro para o autor deste post. O benefício maior foi o reconhecimento de minha existência como aluno da instituição.

Se para cada situação contrária encontramos 100 reclamações, para cada situação favorável devemos ter pelo menos 1000 elogios. Só assim será possível tornar o exemplo como meio de melhoria ao contrário da punição.