E as cidades mais amigas das bicicletas são…

Não é novidade para ninguém que Amsterdam, conhecida como a capital mundial das bicicletas, encabece a lista. Mas vale a pena conhecer as outras 10 cidades que respeitam e incentivam os ciclistas.

1. Amsterdam, Netherlands

2. Portland, Oregon, USA

3. Copenhagen, Denmark

4. Boulder, Colorado, USA

5. Davis, California, USA

7. Trondheim, Norway

8. San Francisco, California, USA

9. Berlin, Germany

10. Barcelona, Spain

11. Basel, Switzerland

A campanha criada pela Bicycle Friendly Comunity tem a função de divulgar as cidades amigas das bicicletas. A lista, com maiores informações, pode ser acessada em 11 most bike friendly cities
O que chama a atenção é que as bicicletas públicas de aluguel, famosas após Paris adotar o sistema, não são unanimidade nessa lista. Percebe-se que essa é uma iniciativa tipicamente européia, sendo que em algumas cidades os resultados não foram os esperados, caso de Bruxelas. (Free Bikes Flop in Brussels – contribuição do Patricio, na lista)
Em São Paulo, a seguradora Porto Seguro, em parceira com a Estapar, começou a disponibilizar bicicletas para seus segurados em 6 pontos da Av. Paulista, além dos bicicletários. Curitiba estuda implantar um sistema de aluguel de bicicletas nos moldes europeus, com bicicletas públicas. Resta saber qual será o resultado dessas experiências em terras tupiniquins.

Flávio